Métodos de ser sustentável:
- Desligue a luz, se não ser, troque a lâmpada.
O gasto da energia no País vem aumentando a cada ano. Em 2006, o consumo per capita era de 2.129 kW por hora, já em 2010 atingiu 2.370 kW por hora. Pra evitar mais danos ao ambiente, pequenos hábitos como apagar as luzes dos cômodos sem utilização podem fazer uma grande diferença.
Outro importante iniciativa é trocar as lâmpadas usadas em casa por fluorescestes ou brancas, pois elas economizam mais luz, até 80% em relação as lâmpadas incandescentes ou amarelas.
Pintar o telhado de branco.
Isso pode custar um pouco de dinheiro, mas funciona. Cientistas do laboratório nacional de Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos, propõem pintar todos os telhados e todas as estradas do mundo de branco, além de cobrir os desertos com uma película plástica branca e criar algas transgênicas de cor esbranquiçada.
O objetivo desse branco seria para refletir mais a luz solar de volta ao espaço, diminuindo o aquecimento causado pelo Sol. Enquanto as superfícies pretas refletem entre 10 e 20% da luz que incide sobre elas, as brancas refletem pelo menos 50%.
- Use aparelhos que consomem menos energia
Alguns aparelhos eletrodomésticos tem o consumo medido por centros de pesquisas do governo. Os mais eficientes ganham o 'Selo Procel'. Na hora da compra, escolha esses modelos, pois eles consomem menos energia.
A estimativa do Procel é de que 12% do consumo doméstico é resultado da utilização dos eletrodomésticos em modo standby. É fácil, simplesmente desligue ou tire da tomada o aparelho quando não estiver em uso. Some menos energia dentro de cada categoria.
- Chuveiro elétrico, um dos maiores consumidores de energia
O chuveiro elétrico é um dos equipamentos que mais consome energia, por isso, banho demorado nem pensar! Outras dicas importantes são evitar o banho nos horários de pico de consumo de energia, das 18h às 21h, utilizar a chave na posição 'verão' quando não estiver frio e fechar a torneira quando for se ensaboar.
- Troque o elevador pela escada
Além de ser um excelente exercício físico, subir e descer as escadas evita um gasto desnecessário de energia. Se o elevador for indispensável, é preciso ficar atento ao consumo do aparelho. Na hora da compra, é importante dar preferência aos modelos que têm o Selo Procel de Economia de Energia. Eles vão fazer uma boa diferença na conta de luz do condomínio.
- Invista em alimentos orgânicos
Infelizmente, os produtos orgânicos ainda são mais caros que os tradicionais nos supermercados do Brasil. Mas se você puder pagar um pouco a mais, vale a pena. Os alimentos orgânicos são cultivados sem agrotóxicos, o que é muito positivo para a saúde. Mas, além disso, eles contribuem para a proteção do planeta, já que são resultantes de um sistema que busca manejar de forma harmoniosa os recursos naturais e utilizam adubos naturais.
- Recicle
Uma das mais simples e importantes iniciativas para 'salvar' o planeta é fazer a reciclagem. Todo o lixo de casa deve ser separado, o orgânico pode ser colocado em uma pequena composteira, produzindo adubo natural para o jardim.
Já o lixo seco deve ser enviado para a reciclagem. Além de contribuir com o ambiente, essa iniciativa gera empregos para catadores. Segundo a WWF, 1 t de papel reciclado evita o corte de pelo menos 30 árvores. Já a reciclagem de 100 t de plástico evita a extração de 1 tonelada de petróleo, um recurso natural não renovável e altamente poluente.
- Ande de bicicleta
Além de aumentar a resistência física e queimar calorias, andar de bicicleta também ajuda a proteger o ambiente. Por ser movida pela própria força do condutor, sem precisar de nenhum outro combustível, a bicicleta não emite gases poluentes na atmosfera que causam o aquecimento global.
Mas para aumentar o número de ciclistas nas cidades brasileiras é preciso adequar a infraestrutura, com ciclovias, por exemplo.
- Evite o desperdício
A educadora ambiental Kelly de Marchi diz que evitar o desperdício de alimentos é muito importante. 'As pessoas precisam evitar jogar tanta comida fora, aproveitando o talo, a casca dos alimentos para fazer outras comidas. A casca da laranja, por exemplo, serve de pastilha naquelas tomadinhas para espantar pernilongos', explica.
Segundo ela, também é importante evitar o consumo exagerado de produtos. 'Quanto mais a gente consome, mais recursos retira da natureza. Eu sempre aconselho fazer três perguntas: 'Estou precisando? Vou usar? Tenho dinheiro?'. Se uma das três respostas for 'não' é preciso repensar a necessidade da compra'.
http://www.rio20.gov.br
http://www.terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário